O que fazer quando não se sabe o que fazer
- Leonardo Martins
- 25 de nov. de 2018
- 4 min de leitura
Então você acaba de sair do colégio e não passou pra nada, não sabe oque quer e está cansado dos seus parentes no seu ouvido dizendo pra você fazer concurso publico, perdeu um emprego e não sabe mais que caminho seguir ou está na faculdade cursando algo que sabe que não vai te trazer a satisfação que espera? Calma cidadão, segue aqui comigo que eu preparei algumas dicas pra você.
1- Tire um tempo de reflexão.
Parece muito simples chegar e dizer que você precisa de um tempo pra refletir, na verdade todo mundo diz isso e minha intenção não é trazer um conteúdo banal e simples pra vocês. E eu divido a reflexão em 3 passos e que posso aprofundar mais sobre eles em um futuro post, pois esse é um passo crucial pro inicio de um recomeço em qualquer sentido.
Primeiro passo: Pare de procurar culpados.
Quando eu digo reflexão não são aqueles 10 minutos embaixo do chuveiro que você fica pensando na vida e encontrando vilões pros seus problemas. O primeiro passo da reflexão é exatamente esse, você tirar a mentalidade de procurar culpados para os seus erros, esqueça isso e pense: “QUE MERDA EU TO FAZENDO DE ERRADO????”. Fez isso? Então podemos caminhar pro próximo passo.
Segundo passo: Veja em terceira pessoa.
Comece a olhar pra sua vida em terceira pessoa. E como seria isso? Sabe quando você observa os outros e ocasionalmente acaba comentando sobre as atitudes que o outro toma, sejam elas boas ou ruins? Então, faça isso com sí mesmo. Olhe pra você como se estivesse olhando para outra pessoa e julgue suas próprias atitudes como julgaria a de terceiros. E esse é um passo extremamente importante, porque apenas assim você consegue entender oque você está fazendo de errado e percebe que o único culpado do seu insucesso, seja ele emocional, financeiro, acadêmico, profissional e etc, É VOCÊ! O maior sabotador de nossas vidas somos nós mesmos
Terceiro passo: DESTRUA!
Descobriu o que te mantém estagnado? Destrua todos esses comportamentos. Se tem algo que você faz que esta atrapalhando você acabe com esse habito da sua vida. Eu acabei de fazer isso, e talvez tenha sido a fase 3 que me inspirou a criar esse blog. Eu sempre tive muitas ideias, mas sempre fui um preguiçoso que nunca as botou em pratica. Hoje, nesse primeiro artigo, vim por mais uma das minhas ideias em pratica, que é ajudar pessoas que passam pelo mesmo que eu passei. A sensação de estar perdido é horrível e frustrante, e não quero que as pessoas passem por isso.
A preguiça era o que me segurava e me impedia de crescer, e meus amigos, a preguiça é uma das correntes mais difíceis de se livrar. Agora que você encontrou o que te acorrenta, DESTRUA ISSO! Acabe com esse habito e o troque por outros. Que é até o próximo passo das minhas dicas.
2- Hábitos.
Um tema em que você sempre encontra alguém falando mas as vezes não da muita importância. Mas os seus hábitos por menores que sejam, podem mudar a sua vida. Organiza-los não é simples e adquiri-los muito menos. De acordo com a pesquisador de psicologia da saúde Phillippa Lally, leva de 2 a 8 meses pra uma pessoa criar um hábito e faze-lo de forma automática.
Nessa minha tentativa de mudar meus hábitos para conseguir por em pratica meus objetivos de vida eu aprendi por meio de livros e tentativa e erro, algumas maneiras de criar os hábitos com mais eficiência.
Anote todos os hábitos que queira desenvolver em uma folha de papel e a deixe em um lugar visível, todos os dias olhe para ela e faça com disciplina tudo oque escreveu. No inicio é muito difícil, ainda mais pra que tem a mesma corrente que eu, a preguiça. Mas sempre que você pensar em n fazer aquele habito, imagine dois futuros. Em um futuro você está com todos os seus sonhos realizados e almejando sonhos maiores e novos objetivos. No outro futuro, imagine uma vida frustrada e estagnada onde você não fez o que era necessário para alcançar suas metas. Depois de fechar os olhos e imaginar, lembre-se de que o futuro de sucesso tem uma possibilidade muito maior de acontecer se você fizer o que escreveu na folha de papel.
A escolha é somente sua, mas é impossível você querer ter resultados bons tendo hábitos ruins. É como querer que 2+2 seja igual a 4993672.
3- Estabeleça metas e as recompense.
A diferença de um sonho pra uma meta, é que sonhos são vagos e não tem data nem hora pra acontecer, já as metas... não subestime as metas!!! O poder de ter um plano traçado com data estabelecida pra atingir e uma recompensa no final é muito forte. E você precisa usar esse poder, seja pro que for que queira fazer, crie metas.
Metas se encaixam pra qualquer objetivo, e na verdade eu acredito que o objetivo é o conjunto de todas as suas metas. Um exemplo simples, todo mundo quer ter uma boa fonte de renda (seja emprego, empresa, renda passiva...), uma boa saúde e um bom convívio familiar. Os 3 juntos são o objetivo de vida das pessoas, mas dentro do objetivo existem as metas que você precisa traçar para alcança-lo.
Uma maneira de manter o foco nas suas metas é colocando uma recompensa pessoal a cada vez que você conclui uma delas. Se você começou uma dieta, você estabeleceu a meta de perder X quilos em tempo Y. Se chagar no dia Y e você tiver batido a meta, você se recompensa com algo que você goste e logo após a recompensa, parta pra próxima meta. E isso serve com tudo, a cada meta concluída, uma recompensa que você goste. Comecei a fazer isso pra mim e vem dado certo.
Se você esta perdido assim como eu estive a pouco tempo atrás, sem saber o que fazer, esse artigo e na verdade esse blog inteiro é feito pra você. Vamos juntos tirar o medo e a frustração de nossas vidas e focar no objetivo final que é a satisfação. E acho que se você chegou até aqui é porque realmente ta interessado nessa mudança assim como eu. Temos muito em comum, e se eu comecei a tirar minhas ideias da cabeça e as transformei em metas e mudanças de habito, você também pode.

Comments