Liderança
- Leonardo Martins
- 25 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Quando você ouve o termo líder, o que te vem a cabeça? Como bom flamenguista que sou, quando ouço falar em liderança a primeira coisa que eu sinto é saudade. Mas não é desse tipo de liderança que vamos tratar nesse artigo hoje, a liderança que estamos falando aqui vai muito além de uma classificação de times.
Ser um líder não é para todos, isso é um fato. Não são todas as pessoas que aguentam a responsabilidade de liderar uma equipe, uma empresa, um país e etc. Mas um líder não é nada sem boas pessoas ao seu lado. Pessoas capacitadas e especialistas no que fazem são de suma importância pra uma equipe bem sucedida, inclusive nessa época de eleições, não vejam só o candidato, analisem as pessoas em volta dele.
Eu gosto de enxergar o líder como um maestro em uma orquestra, ele não precisa saber tocar nenhum instrumento, já tem ali os que tocam violino, os que tocam flauta, violão clássico e etc. Mas sem o maestro (que não toca nenhum instrumento) a orquestra não entra em harmonia, porque até mesmo os melhores músicos, precisam de alguém que toque a orquestra. E é assim no mundo dos negócios.
Posso dar vários exemplos de empresas que faliram depois da morte do líder, a equipe não mudou, nem a metodologia, mas o harmonizador não estava mais ali. Um líder é a pessoa que sabe tirar o melhor de cada um em prol de algum objetivo.
Existem duas formas de legitimar a sua liderança, pela força e pelo consenso. A liderança pela força não se sustenta, a prova disso é a quantidade de ditadores que já caíram ao redor do mundo. A sociedade estabeleceu novas formas de relacionamento e hoje a demanda é por uma liderança consensual. As pessoas querem olhar para uma referencia, alguém que tenha autoridade através da geração de valor. Se você gera valor pra sua equipe, ela trabalha melhor. Se você gera valor para as pessoas em geral, por meio de internet, tv, entre outros meios, elas te seguem e enxergam em você uma autoridade.
Líderes servem tanto para levar uma empresa ou um país ao sucesso, como para influenciar na vida das pessoas fazendo com que haja uma mudança na forma com que elas se comportam ou pensam. É muito importante o papel de líderes, principalmente no mundo atual onde as pessoas se perdem em meio a tanta informação. Aguem pra te direcionar e te mostrar um caminho é uma demanda que cresce a cada dia mais.
Muitas pessoas estão transformando a liderança em um negócio. Não que antes não fosse, já que bons lideres geram riquezas. Mas hoje você encontra uma infinidade de gente se autodenominando de coach e prometendo mudanças extraordinárias na sua vida. Pra ser sincero, 90% desses que se chamam líderes não vão influenciar a sua vida em nada. Não confie em pessoas que usam muitos títulos perto do nome. O bom líder não precisa dizer que é um, as pessoas sentem isso a partir do momento em que veem suas atitudes.
Quando eu trabalhei no mercado imobiliário, eu conheci uma mulher que exercia uma liderança tremenda sobre toda a equipe dela, não é atoa que era a equipe que mais vendia no Rio de Janeiro, aprendi muito ali. Ela em nenhum momento ficava se dando títulos, se chamando de gerente, gestora ou até mesmo coach. Muito pelo contrario, ela metia a mão na massa junto com os outros membros da equipe, tinha um autocontrole impressionante que o ajudava ela a contornar situações bem complicadas na empresa. Até porque, se você não consegue se controlar, não vai conseguir controlar uma equipe.
Poderia passar aqui escrevendo muitas outras características de liderança que eu vi em lideres que já trabalhei, seja na loja de roupas em Madureira ou numa imobiliária na Barra da Tijuca. Dei a sorte de ver líderes tocando excelentes equipes e trazendo valor. Qando eu trabalhei em Madureira meu antigo chefe dizia que o que eu aprendia ali, não era só para o trabalho, e sim pra vida. E era mesmo, eu não teria um terço da cabeça que eu tenho se não tivesse trabalhado com dois líderes fodas.
É muito importante você ter contato com esse tipo de gente, traga-os pra perto de si e tente sempre extrair o máximo de valor que conseguir. Conviver com líderes e aprender com eles é a melhor maneira de desenvolver as suas capacidades, sejam na vida pessoal ou profissional.
A vida te apresenta oportunidades de diferentes formas. Mas a oportunidade que mais aparece, são de pessoas que podem te trazer valor e agregar conhecimentos que você não acha em nenhum livro. Aproveite essas pessoas, aprenda o máximo com elas, e quem sabe um dia você também consiga tocar a orquestra.

Comments