top of page
Buscar

Como funciona a inflação

  • Foto do escritor: Leonardo Martins
    Leonardo Martins
  • 25 de nov. de 2018
  • 6 min de leitura

Atualizado: 27 de nov. de 2018

Toda hora na tv, jornais, internet e etc, vemos pessoas falando sobre a tal da inflação, principalmente em épocas de eleição como estamos agora. E acredito que ta todo mundo cansado de saber que inflação é o aumento dos preços. Mas deixa eu te fazer uma pergunta, você sabe como funciona a inflação? Saber o que é não necessariamente é saber como ele funciona e o porque ela acontece. Segue aqui comigo que eu vou explicar pra você.

No mercado as coisas funcionam pela lei da oferta e da demanda, ou seja, quanto mais as pessoas querem algo, mais caro aquilo fica. Vale a pena ressaltar que o preço de um produto é o valor máximo que alguém está disposto a pagar por ele. Esse é um ponto importantíssimo pra entender a inflação. No Brasil, tivemos vários momentos em que a inflação explodiu a níveis absurdos. Entre 1953 e 1995 em todos os anos o Brasil registrou inflação de dois dígitos ou mais. Pra você ter uma ideia do quão absurdo isso é, durante o mesmo período os EUA só tiveram 4 anos com inflação acima de 10%.

A inflação acontece porque a economia é como um peixe dentro de um aquário. Se você coloca comida de menos, ele morre de fome. Mas se colocar comida demais, ela tira a oxigenação da agua e o peixe fica sufocado. A comida nada mais é que o dinheiro, vou explicar de forma bem superficial o que é dinheiro senão esse artigo vai se estender além do planejado. Qualquer coisa que seja desejada e difícil de conseguir pode ser usada como dinheiro. Trigo, sal, comida e metal já foram usados como dinheiro, inclusive a palavra salario vem do pagamento dos soldados romanos que era feito em sal.

Partindo do ponto que dinheiro tem que ser algo que seja difícil de conseguir, a gente pode partir pra como funciona o sistema inflacionário. Quando o dinheiro passou a ser “falso” que são as cédulas que estão na sua carteira agora.( E porque dinheiro falso? Porque ele não serve pra nada se ninguém der valor aquilo, diferente do sal que serve pra algo). Quem passou a botar o dinheiro pra circular foi o estado. E como o governo coloca essas moedas pra circular? No inicio de tudo, la na Grecia, o governo colocou o dinheiro na economia por meio de obras publicas e incentivos a agricultura. Fazendo com que aquela moeda circulasse.

Hoje em dia, a grande fonte de injeção de dinheiro são os bancos que colocam o dinheiro pra circular por meio de empréstimos. Ou seja, o governo imprime dinheiro e da na mão dos bancos pra distribuir pra população, certeza que você conhece alguém que pegou empréstimos na Caixa Econômica Federal. Injetando o dinheiro na economia, as pessoas começam a consumir mais, é o natural. Isso aquece o mercado, lembrando da lei da oferta e da demanda, quanto mais dinheiro elas tem na mão, mais as pessoas querem consumir. Porém, as coisas não são tão simples assim. Por exemplo, as montadoras de carro tem um numero limitado de carros que elas podem vender, porque a indústria automobilística envolve setores que vão da mineração até a educação. Existe mais dinheiro circulando, mas não quer dizer que existe mais ferro nas minas, ou mais engenheiros no mercado de trabalho. Logo o preço dos carros sobem.

Junto com o preço alto dos carros, as mineradoras aumentam o preço do ferro, já que as montadoras vão se matar pra conseguir mais ferro pra produzir mais. O salario dos engenheiros vão aumentar também, na expectativa de ter mais gente na cadeia produtiva, com os engenheiros ganhando mais, mais gente quer cursar engenharia. Logo as universidade aumentam o preço do curso, pelo fato da infraestrutura não suportar a quantidade de gente que quer cursar. Já entenderam né? Ocorre uma reação em cadeia que faz com que tudo suba de preço, dei o exemplo da indústria automobilística, mas isso ocorre em todos os outros setores também.

Porém, mesmo arrecadando mais, muitas empresas não contratam mais. E também não aumentam os salários, por medo de os próximos meses não terem uma demanda tão grande, é um pensamento até entendível. É comum subida nas vendas de tempos em tempos, e as quedas também são comuns, logo os empresários preferem esperar pra ver como o mercado se comporta antes de aumentar o salários dos funcionários de base. É justamente por isso que você ouve aquelas manchetes “Salários crescem menos que a inflação”. Com o preço de tudo subindo e os salários estagnados, o que o assalariado faz? Pega um empréstimo no banco para pagar suas dividas. E o ciclo continua.

Os donos das grandes empresas, seja indústria, fazenda, o que for. A maioria deles não trabalha só no mercado interno, eles trabalham também vendendo para o exterior. E com a moeda nacional a cada dia mais fraca, quem recebe em moeda estrangeira passa a ficar cada vez mais rico. Enquanto quem recebe em moeda nacional, cada vez mais pobre. O famoso “o de cima sobe e o de baixo desce”. De fato,o aumento da desigualdade é um dos sintomas da inflação.

No Brasil, é quase que cultural o nosso governo pagar suas dividas recorrendo as impressoras de dinheiro. Nos anos 70, durante a ditadura militar elas ficavam ligadas a todo o vapor. Era só pedir ao Banco Centra que ele emitia moeda nova sem nem perguntar o por quê. Isso era a chamada conta movimento, que movimentava o dinheiro entre o Banco Central, que emitia as notas, ao Banco do Brasil, que as distribuía.

Na ditadura militar, essa conta movimento financiou várias obras gigantes da época, como hidrelétricas, ponte Rio Niterói, estádios de futebol entre varias outras coisas. O pessoal ganhava dinheiro com essas obras e ia comprar o carro nas montadoras e todo aquele ciclo que eu falei mais acima estava instalado novamente. Advinha quem pagou a conta? Sim, o povo, pois foi o dinheiro dele que perdeu valor. Tiveram anos naquela época que a inflação cresceu 1000% ao ano. Era coisa de louco. Perguntem pros mais velhos depois como era pagar 20 mil em um papel higiênico.

Isso aconteceu porque o governo tentou fazer a economia crescer acima do seu potencial de crescimento, deu comida demais pro peixe e ele sufocou. Por mais que seja o sonho de todo mundo que a inflação pudesse ser controlada diretamente, isso é algo impossível de fazer. Existe uma coisa que o governo faz pra tentar conter a inflação, que é aumentar a taxa de juros, que indiretamente impacta na inflação. Existem os chamados canais de transmissão de politica monetária, que os mais conhecidos são taxa de juros, credito, taxa de cambio e valor de ativos. Existem outros, mas esses são os mais famosos e são os que vemos falando nos jornais. Não vou entrar a fundo nesses canais, até porque eu não tenho nem tanto embasamento pra fazer isso. Mas eles ajudam a segurar a inflação e estabilizar a economia.

Ai você pensa, beleza tem como incentivar o crescimento do país sem precisar imprimir dinheiro do nada? SIM! E é por isso que desde o plano real a nossa inflação não chegou aos mesmos níveis absurdos do passado. Do plano real pra cá o governo continuou incentivando a economia, porem de uma forma diferente e bem mais controlada. Algo muito comum no Brasil é taxar os dólares que entram no país, fazendo isso menos dólares circulam aqui dentro. Fazendo com que o valor dele suba e o do real desça, incentivando a exportação e movimentando tanto o mercado externo quanto o interno. Pra quem tem dinheiro investido na bolsa isso é uma merda, vale ressaltar. Isso é feito com bastante cuidado pra que não haja uma inflação desenfreada como no século que passou.

Existem varias outras formas mais saudáveis de o governo influenciar na economia do que a impressão desenfreada de dinheiro. Não vou ficar citando uma por uma até porque eu não conheço todas e levaria horas escrevendo isso aqui (já to levando né). Esses jeitos mais suaves na economia foi a grande diferença do governo FHC, nossa economia enfim havia se estabilizado. Não foi tão simples assim, mas eu to sendo superficial mesmo.

Hoje em dia, o nosso dinheiro nem mais papel é. A tendência toda é virar informação, apenas números na tela do seu celular. Mais fácil ainda pro governos sair jogando um monte deles na economia, imagina o tamanho da merda que seria se não precisasse de impressora pra fazer dinheiro no século passado? Não gosto nem de pensar. Vou encerrando por aqui, espero que tenha tirado algumas duvidas sobre esse tema tão falado que é a inflação. #fui


 
 
 

Comments


© 2023 by Ta Ligado?. Proudly created with Wix.com

bottom of page